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Conheça todos os benefícios da chia para a saúde

A chia é conhecida por ser um superalimento. Isso porque a semente concentra altos níveis de nutrientes essenciais para ter uma boa qualidade de vida, ajudando na manutenção da saúde. Ela é rica em carboidratos, proteínas, ácidos graxos poli-saturados, fibras e gordura boas. Além disso, contém Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C e Vitamina E, minerais como Ferro, Magnésio, Cálcio, Fósforo, Potássio e Zinco. Com tantos nutrientes, descubra quais os benefícios da chia para a saúde.

 

Benefícios da chia

Confira abaixo por que você deve inserir a chia na sua rotina alimentar diária:

Perda de Peso
Por serem ricas e fibras, as sementes de chia conferem a sensação de saciedade. Com isso, a pessoa terá uma consequente perda de peso. Além disso, elas ajudam na melhoria da digestão, não contêm açúcar e são fonte de energia.

Combate a Diabetes
A chia é rica em fibras solúveis que, em contato com a água, ajudam a controlar o nível de glicose no organismo e a evitar picos de insulina.

Fortalecimento dos ossos
Por ser rica em cálcio, a chia ajuda no fortalecimento do esmalte dos ossos e melhora a densidade óssea. Por isso, a semente é conhecida por deixar dentes e ossos mais fortes.

Melhoria da digestão
As fibras presentes na chia ajudam na limpeza do trato digestivo e promove o movimento do intestino saudável. Elas ajudam ainda com as boas bactérias presentes no sistema digestivo.

Protege o coração
Por ser rica em ômega-3 ácidos graxos, a chia colabora para a diminuição do nível de colesterol LDL e aumenta o nível de HDL no corpo. A semente é uma aliada para manter a saúde do sistema cardiovascular.

Melhora a Pele
A chia é rica em antioxidantes e têm propriedades anti-inflamatórias. Por isso, ela ajuda a melhorar a textura da pele, combatendo espinhas e furúnculos. O óleo da semente pode ser aplicado sobre a pele seca e lábios, agindo como um hidratante natural.

 

Receitas com chia

Confira duas receitas para você inserir a semente em sua rotina alimentar:

 

Tapioca com chia

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)
1 colher (sopa) de semente de chia
2 colheres (sopa) de queijo cottage
5 tomates cerejas
Folhas de manjericão

Modo de preparo:

Misture a farinha de tapioca com a chia e despeje a mistura em uma frigideira quente. Espere virar uma massa dourada e vire. Acrescente o queijo cottage, o tomate e o manjericão. Sirva em seguida.

 

Salmão com chia

Ingredientes:

• 1 filé de salmão;
• 2 colheres de sopa de chia;
• Pitada de sal;
• Pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Tempere o filé de salmão com sal e pimenta. Passe na chia, como se estivesse empanando. Dê uma apertada para fixar e leve para grelhar. Sirva com o acompanhamento que desejar.

 

Fonte: Vivo + saudável

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